31 Voltas ao Sol - lição nº 1
Vou ser super cliché neste post e partilhar na "interweb" 13 coisas que aprendi durante esta jornada. Algures no mês passado completei 31 voltas ao sol e como sempre (no meu caso) quando se aproxima o meu aniversário levo uma chapada de palma bem aberta de melancolia e nostalgia mesmo na "faces". Por isso, em vez de ficar depressiva e grunhir, escolhi este ano escrever um conjunto de 13 posts e tentar fazer algo útil e partilhar convosco as "13 lições/mantras/rotinas" que me têm ajudado a viver (entenda-se "sobreviver") estes 31 anos.
Espero que gostem e que desfrutem desta partilha!
Lição n.º 1 - Faz o que é difícil e não o que é fácil
Um exemplo prático: no 7º ano em vez de escolher francês escolhi alemão como 2ª língua porque quis ser masoquista. Arrependi-me? Não. Sei falar alemão? Não. Mas...mas...escolher alemão levou-me a ficar numa turma nova na qual conheci a minha melhor amiga. E tudo o que vivi e partilhei com ela esse ano foi fulcral para manter a minha sanidade mental e ultrapassar mais uma mudança radical na minha vida, num ano que já de si foi difícil ao nível pessoal.
Existem muitos mais exemplos práticos para além deste. Mas devo dizer que manter esta prática de optar pelo caminho mais difícil até hoje compensou em muitos níveis. Foi difícil e às vezes extremamente difícil por várias razões, uma delas constante, muitas vezes o caminho mais difícil é o de contrariar o movimento auto-imposto por aquilo que consideramos que é normal como sociedade. Mas esta escolha não é um acto masoquista mas sim um acto de sobrevivência. Explorar áreas fora do nosso conforto inevitavelmente faz-nos crescer a todos os níveis e conduz a caminhos que nunca esperamos trilhar.
Comparando a aplicação deste mantra na altura que tinha 13 anos e agora que tenho 31, devo dizer que a maior dificuldade não é propriamente fazer/escolher o caminho mais difícil mas sim discernir QUAL é o caminho difícil. Parece-me que a fronteira do que é difícil e desafiante VERSUS o que é fácil torna-se cada vez mais uma zona cinzenta e incerta.
Tempo de elaboração e edição: 2 horas
Copyright © 2022 Sofia7ofícios. Todos os direitos reservados.