O Ruído Mental

Tenho reparado que nos dias, principalmente, naqueles em que procrastino mais, existe uma espécie de zumbido dentro da minha cabeça. Na verdade, o zumbido, revela-se ser mais uma espécie de sala de café, daqueles bastante movimentados do centro de Lisboa, tão popular com turistas e residentes. Ouve-se lá ao fundo o burburinho das conversas excitadas, os tons altos e baixos de discussões acesas, os murmúrios e confidências de um casal, o bater estridente dos garfos e colheres, a birra da criança que não quer comer ou preferia outra coisa, as vozes e os sons dos tiques nervosos dos clientes que têm muita pressa com o seu pedido, o ruído incessante da máquina de café, o POC!POC! do bater das borras do café usadas, o chiar da água a escaldar a chávena, e o ruído da extração. Isto tudo cá dentro da cabeça. E eu pergunto-me de onde vem este barulho todo?!

Técnicas como yoga e meditação são muito recomendadas a pessoas, que como eu têm uma espécie de “café na cabeça” , o sinal da porta diz sempre:

- Aberto! (e lá nunca se respeita as horas de trabalho, os feriados ou as férias do trabalhador)

As técnicas anteriormente mencionadas são muito promissoras mas levam tempo a fazer efeito e muita prática.

Uma das primeiras coisas que tento fazer e que não é nada fácil quando estou "num destes dias" é parar. Sim, parar completamente, digo para mim:

-Sofia, PÁRA!

E quando paro (em todas as dimensões: física, emocional, intelectualmente,…) percebo que grande parte do problema do meu salão de café é a utilização do ruído informático, vício que todos nós, de uma maneira ou de outra, somos culpados de ter.

Após essa imobilização consigo observar e isolar as "fontes de ruído" que me rodeiam. Não...não é o ruído da estrada que passa ao pé da porta de casa, não...não é o cão a ladrar na rua, não...não é o ruído da máquina de lavar a roupa. É exactamente o que está à minha frente! o meu computador, o meu tablet, o meu telémovel, a minha televisão. Quando me dou conta que mais uma vez fui monopolizada por estas fontes de ruído fecho todas as tabs, o instagram, o facebook, o youtube, e tudo o mais que está aberto ao mesmo tempo, juntando o word, o teams, o gmail, o calendar, e as notificações variadas das apps de fitness e de meditação,...tudo ruído,…tudo fonte de procrastinação.

Uma forma ancestral e super produtiva de acabar com o ruído é fazer tarefas sem nenhum equipamento electrónico a nós agarrado. Quantas vezes, sem me dar conta, lá vou eu com o phones para a cozinha, cozinhar e lavar a loiça, porque assim estou a fazer mais do que uma tarefa ao mesmo tempo e acho que estou a ser produtiva...sabem o que isso é...balelas! é o que é! mentiras que dizemos a nós próprios para não estarmos naquele momento, a sós connosco em silêncio. Porque o café continua a estar aberto mesmo quando diminuímos as fontes, e só irá fechar no dia em que a gestão completar o curso de como largar pensamentos, saber e vestir e despir emoções, respirar bem e não sofrer de excesso de multitasking...

A todos, os que como eu, têm um café: - Força! um dia...conseguiremos gerir bem este negócio.

Perdoem-me o desabafo...😉

Copyright © 2021 Sofia7ofícios. Todos os direitos reservados.

Anterior
Anterior

Porque criei um site?