Setembro: o verdadeiro Ano Novo
Oh! Luz de Setembro...tardes quentes e amenas, chuvas tépidas e imprevisíveis, cheiro de terra molhada, folhas secas caídas a rebolar na rebentação da praia...cheiro de cadernos e livros novos, lápis acabados de afiar, roupa nova a estrear e um novo ano começar...
Sim, Setembro é um dos meus meses favoritos! quando andava na escola adorava Setembro, todo o reboliço de começar um novo ano escolar. O cheiro a novo, o desafio e a ansiedade de tudo o que iria preencher no futuro aquelas páginas, folhas de caderno brancas.
Para mim Setembro é o verdadeiro e incontestável ANO NOVO! Tudo recomeça e faz reset. As pessoas depois do descanso e pausa do verão onde recuperam as energias, depois das churrascadas, das tardes que se alongam pela noite a ver o pôr do sol deitados na areia, das manhãs a passear e caminhar, da época do sumo de laranja natural, da apanha do figo e da amêndoa, vem Setembro a anunciar-se com a vindima. Todos voltamos às mesmas rotinas uns mais vitaminados e recuperados que outros. Mas todos voltamos a pegar nas agendas, no caderno das listas de tarefas que mais tarde parecerão intermináveis e assim começa um novo período, uma nova fase.
Setembro não precisa de contagem decrescente, não precisa de fogos de artificio, de roupa chique, da ingestão das 12 passas à pressa, de champanhe e beijos dados à meia-noite. É uma transformação gradual sem ser imposta que sentimos por todo o lado e que se une à mudança da estação do Verão para o Outono, por isso é algo tão mais natural e mágico (a meu ver).
Numa conversa com a minha mãe, a brincar, pensámos devia haver uma petição para tornar Setembro - o mês do Ano Novo, dia 1 de Setembro marcaria o início e assim não havia confusões. Começava um ano novo civil, um ano lectivo novo, e uma nova estação tudo no mesmo mês. Ficava tudo tão mais organizado, até porque depois do Natal, estamos empaturrados e assim conseguíamos harmonizar e equilibrar melhor as festas. Claro, que sabemos que seria impossível, mas fico curiosa:
- Qual a vossa opinião? Estão de acordo? Acham que Setembro tinha o potencial necessário? Ou discordam completamente? E porquê?
Gostaria de saber... mas já chega de melancolias à volta de Setembro.
Desejo-vos a todos um óptimo recomeço e (para quem anda pelas escolas, alunos, professores, auxiliares,...) um excelente novo ano lectivo cheio de novas aventuras e descobertas!
Mais uma vez, desculpem-me o desabafo!
Até breve!
Tempo de elaboração e edição: 2 horas
Copyright © 2021 Sofia7ofícios. Todos os direitos reservados.