31 Voltas ao Sol  - lição nº3

Seguir paixões

Já sei que me vão chamar idealista, mas ouçam-me ok?! Nesta altura então isto é super importante! Nesta altura? Perguntam-se. Sim, nesta altura. Estamos no timing do ano em que jovens adolescentes e jovens adultos confrontam-se com decisões de quais os cursos universitários, técnicos e de secundário vão escolher ou enveredar. E de certeza, que ainda existem por aí muitos pais e amigos que gostam de influenciar essas decisões.

Mas se ninguém ainda vos disse, eu digo: - A única voz que deve ser ouvida sobre o que querem ou não fazer na vida é a VOSSA VOZ! Caguem no resto! Que o som de vozes influenciadoras entre a 100 e saia a 10 000, ok!! São vocês que vão ter que gramar com as disciplinas, são vocês que são sacrificar X anos de vida a estudar sobre uma matéria, um tema que "supostamente" vai ser ponto de partida para toda uma vida de sucesso! Por isso, a menos que estejam dispostos a sacrificar os anos mais criativos e produtivos da vossa vida por uma paixão vossa, o resto na minha humilde opinião, não vale a pena! E ouçam, hoje não existem muitas carreiras onde se faz só uma coisa e fica-se na mesma empresa e cargo durante 40 anos. O mercado de trabalho já não funciona assim. Quanto mais cedo interiorizarem isso, melhor!

O melhor ponto de partida que podem ter é ponderarem sobre o que gostam de fazer, quais são as vossas paixões e escolherem o curso que vos der o máximo de ferramentas nessa área. E que no final vos dê a verdadeira oportunidade de CRIAREM o vosso próprio nicho, o vosso próprio trabalho, a vossa própria marca no mundo. Se esses cursos derem-vos menos que isso, são um desperdício de dinheiro e tempo. E a todos aqueles que estão a pensar que estou a mandar "só postas de pescada" para jovens, não se enganem! Pois acredito que o mesmo deve ser dito aos "adultos" de hoje, mesmo aqueles que estão a entrar na reforma. Exercermos as nossas paixões e sabermos rentabilizá-las em algo que nos sustente o corpo e a alma é uma das coisas mais difíceis de fazer, mas é também uma das coisas mais interessantes e realizantes que podemos fazer na vida.

E mais uma vez vos digo...deixem de ser snobes, não escolham o que vão fazer com a vossa vida pelo estatuto ou número de likes que vão obter. Pois os estatuto e os likes são efémeros. Vocês são pessoas, um dia quando olharem para trás e deixarem de ser a e b, acham que alguém vai ligar alguma coisa à importância que tiveram? Não. Por isso, sejam relevantes para vocês mesmos e vivam a vossa vida a praticar as vossas paixões.

Tempo de elaboração e edição: 1 hora

Copyright © 2022 Sofia7ofícios. Todos os direitos reservados.

Anterior
Anterior

31 Voltas ao Sol - lição nº 4

Próximo
Próximo

31 Voltas ao sol - lição nº 2