Criar um site…como começar?

Desde que criei o site várias pessoas me têm abordado com várias questões, a título de exemplo:

  • Como é que o fiz?

  • É muito caro?

  • Já estive a ver sobre o assunto mas há uma coisa que é o dominio e depois o site 😕...mas qual é a diferença?

  • É muito complicado?

Muitas das perguntas que me têm feito eram perguntas que eu própria fazia quando andava a matutar no assunto. Pelo que decidi partilhar convosco toda a pesquisa que realizei e explicar da melhor maneira que sei (não sou de toda uma especialista, e só agora comecei nisto...) o que implica criar um site. Vou tentar ser o mais clara e resumida possível. Não se esqueçam que me baseio na minha experiência, a forma de criar um site que partilho aqui pode ter para outras pessoas com outros graus de conhecimento, várias formas e todas elas diferentes.

Criar um site pode ser algo que a pessoa pode fazer por impulso: decide, compromete-se e cria um site. No entanto, na minha opinião se estamos seriamente a pensar no assunto e queremos fazer um bom trabalho existem alguns passos que devem ser dados antes de dar esse salto.

1º Passo: Organizar ideias/intenções e objectivos

Primeiro que tudo devemos pegar numa caneta e papel, ou abrir o word ou o notes no tablet ou no telemóvel e responder o mais sinceramente às seguintes questões:

  1. Qual é o principal objectivo do site? Pode ser um canal que permita dar a conhecer: um négocio,uma associação, uma organização, o vosso portfólio profissional, etc..Pode servir apenas como um hobbie para aprenderem mais sobre o assunto. Pode ser um site pessoal (blog) onde apenas querem escrever sobre histórias, pensamentos e ideias que tenham.

  2. Para quem é o site? Para uma associação, um clube, um negócio, para vocês mesmos...

  3. Qual é o público-alvo? Vai servir para membros, associados, para pessoas e público no geral…

  4. Quanto é que é o vosso orçamento? Na internet às vezes parece que tudo é gratuito ou deve ser gratuito, mas criar um site tem custos associados, pelo que devem à priori definir um orçamento/limite do valor que pensam gastar para que motivem as vossas escolhas seguintes com base nesse valor.


2º Passo: PESQUISAR!

Tal como, estão a ler este post agora poderão e devem ler muitos mais, sejam eles parecidos, mais simples ou mais pormenorizados do que este. Devem tentar tirar algum tempo a analisar a forma como várias pessoas/companhias fazem ou sugerem fazer sites. Existem no Youtube vídeos interessantes cujo objetivo é somente analisar os pontes fortes e fracos de sites que existem pela internet.  Neles são avaliados o conteúdo e o design dos sites, tal pode ajudar-vos a pormenorizar ainda mais tudo o que definiram no 1º Passo.

Ao fim de algum tempo de pesquisa vão esbarrar inevitavelmente com dois conceitos e "palavrões": domínio (domain) e alojamento (host). Para chegarem ao terceiro passo vão ter que esmiuçar estes conceitos, explorar o que eles significam e a importância que cada um deles tem na concretização dos vossos objetivos e intenções que pretendem para o site que vão criar.

O que é o Domínio(Domain)? O que é o Alojamento(host)?

Ok malta, eu não sou de informática e como muitas das pessoas que possam estar a ler isto, para mim usar o computador (no meu dia a dia) implica maioritariamente usar as ferramentas do Office, ir ao email e pouco mais. Por conseguinte, vou-vos explicar da única maneira que o meu cérebro conseguiu perceber 😂 a diferença entre DOMÍNIO e ALOJAMENTO.

Estão a ver a vossa caixa de correio? Aquela de onde vêm as cartas para pagar as contas todos os meses e receber a publicidade do ALDI e do LIDL. Pois bem, o domínio (domain) é a vossa morada, a vossa caixa metálica de correio, onde as empresas de entregas (UBER EATS e GLOVO) vos identificam no mapa, seguem as indicações e entregam-vos aqueles sacos pecaminosos e saborosos de comida...

A casa, prédio onde vivem - o edifício em si, é o alojamento(host). E neste têm 3 opções: 1) ou vocês já compraram a casa feita, 2) ou compraram o lote e vão construir vocês, 3) ou vão pedir ao empreiteiro que vos faça o projecto do que querem e constroem.

Perdoem-me os informáticos que leiam isto...provavelmente a analogia piorou tudo. Mas basicamente é isto.


3º Passo: Escolher um Domínio (Domain)

Já fizeram a vossa pesquisa e já sabem para que vai servir o site. Está na hora de pensarem num nome para o mesmo. Para tornar tudo mais uniforme, simples e organizado o domínio deve ser o nome oficial do vosso site. Assim quando as pessoas pesquisam pelo nome do vosso site, o domínio é exactamente o mesmo. Evita-se confusões e preocupações mais tarde. Existem alguns geradores de domínio automáticos que vos permitem analisar opções ou ajudar-vos no processo criativo de pensar no nome.

Opção 1

Já têm uma ou algumas opções para o nome do vosso site é altura de verem se esse(s) nome(s) estão disponíveis e válidos para compra. Uma forma de avaliar se o nome do domínio que escolheram está disponível é usar sites de procura de domínio que analisam isso em meros segundos. Ok! Então escolheram o nome, exploraram e verificaram a sua disponibilidade, óptimo! Chegou a altura de começar a desembolsar alguns euros. Voltamos à analogia: o domínio é o mesmo que a caixa de correio, caso a tenham nos correios ou compram uma para pôr na frente da vossa casa, há caixas de correio mais caras e outras mais baratas, dependendo das características que pretendem.

Onde podemos comprar o nosso domínio? Existem vários sítios onde o podem fazer eu usei o GoDaddy mas podem usar outros como dominios.pt. Os preços variam dependendo dos serviços que queiram adicionar.

Entretanto alguns de vós perguntarão:

- Sofia mas qual é a diferença entre .org /.com/.eu /.pt ???

Eu também tive essa questão e andei a perguntar à malta de informática que conheço, explicaram-me que a terminação do domínio é indiferente entre eles, um dos seus principais objetivos é facilitar a distinção da intenção ou localização do site ao utilizador. Por exemplo: usar a designação .pt permite-nos saber que o site é português, se tiver a designação .org trata-se de uma organização, etc...

Nota: Cada terminação pode ter custos diferentes devido ao mercado da procura desse domínio com essa terminação.

Opção 2

Eu não quero tornar tudo muito confuso, mas existe outra alternativa para conseguirem um domínio. Quando escolhem o alojamento do vosso site, a plataforma de alojamento que escolherem, por norma, atribui-vos um domínio grátis agregado ao vosso alojamento. O único senão é que têm menos liberdade de escolha no sentido em que o vosso domínio fica algo do género: sofia7oficios.ghost.io ou sofia7oficios.wordpress.com.


4º Passo: Escolher o Alojamento(Host)

Existem vários alojamentos no mercado exemplos de alguns deles são Wordpress, Wix, GoDaddy, Squarespace e Ghost. Uns são mais conhecidos e utilizados que outros. Deverão escolher o alojamento que vos parece adequar-se melhor às características e funcionalidades que pretendem para o vosso site e aquele cujos pacotes de serviços se adequa melhor para as vossas carteiras. Vejam os preçários dos pacotes, comparem as funcionalidades que cada um oferece e optem por aquele que, de uma maneira geral, funciona para o que precisam. Eu escolhi o Ghost porque é open source, é menos conhecido e utilizado, tinha um preço razoável e oferecia as funcionalidades que pretendia. No entanto, o que funciona para mim pode não ser funcional para vocês.

Em relação ao alojamento existem 3 modos gerais que podemos escolher(existem muitos mais de certeza). Lembram-se da analogia que fiz anteriormente?! Pois bem vamos então detalhar um pouco o que significa cada uma no sentido prático.

Modo 1: "vocês já compraram a casa feita"

No alojamento(host) que escolheram existem vários Modelos/Temas base(templates), grátis e para compra pré-definidos, os quais vocês podem escolher o que mais se adequa para a vossa ideia inicial de como o site deveria ser. Por norma, estes Modelo/Tema base(templates) são personalizavéis (não totalmente). Este foi o método que escolhi. O meu site resulta de um modelo(template) que escolhi de entre muitos dos que existiam gratuitos no meu alojamento - o Ghost. Trata-se da forma mais rápida, fácil e eficaz de termos um site no qual não temos á partida de saber muito de programação. Eu personalizei o modelo(template) que escolhi para corresponder ao meu gosto pessoal e ao objetivo que pretendia do meu site.

Todos os dias, tenho aprendido mais um pouco, e à medida que me vou aventurando na programação (muito básica!) através da visualização de tutoriais, vou implementando mais funcionalidades no site. Á medida que o meu conhecimento aumenta nesta área, o site reflecte essa evolução com a adição periódica de novas características.

Modo 2: "compraram o lote e vão construir vocês"

No alojamento(host) que escolheram têm acesso a um servidor que tem a estrutura base do site a qual podem alterar a vosso gosto. As alterações e personalizações podem ser feitas através de programas ou para quem tem mais conhecimento na área através de linguagens de programação: HTML e JavaScript, por exemplo.

Esta opção requer mais conhecimento informático por parte do utilizador. Mas também dá uma maior liberdade de escolha no que se pretende fazer e construir no site.

Modo 3: "vão pedir ao empreiteiro que vos faça o projecto do que querem e constroem"

Uma vez, já tendo o vosso domínio(domain) podem:

1) Escolher um alojamento(host) e pedir à equipa do alojamento e contratarem os seus serviços para fazerem um site à vossa medida e necessidade;

Ou

2) Contratam um professional que escolha um alojamento e vos faça o site que pretendem e trate da sua manutenção.

Este modo costuma ser mais dispendioso pois estão a contratar serviços profissionais.

E voilá! Uma vez escolhido e comprado o domínio(domain) e o alojamento(host) estão prontos para começar a aventura!  O básico ficou feito...daqui é partirem á descoberta! Espero sinceramente que este post tenha sido útil, se quiserem ver mais sobre este tema ou algo especifíco contactem-me ou deixem um comentário na página do Facebook do site.

Até a próxima! 😉

Tempo de elaboração e edição: 8 horas

Copyright © 2021 Sofia7ofícios. Todos os direitos reservados.


Anterior
Anterior

Gratidão

Próximo
Próximo

[Des]tralhar o EU