O cuidador cuida. E quem cuida do cuidador?
Quando olhava lá de longe em 2021 para as energias que 2022 iria trazer, sempre o vi como um ano feminino. 2022 para mim é um ano cor de rosa e branco (sim vejo cores nos números e nas letras, sou esquisita!), como tal o que retiro das "energias" que vejo neste número é que vai ser um ano indispensável para dedicarmo-nos a cuidarmos de nós. E sim, estou a falar de vocês cuidadores! Quer sejam o pai, a mãe, o irmão e irmã, o avô ou a avó, a tia e o tio, o filho ou a filha, o vizinho ou a amiga/o, o médico/a, a enfermeira/o, o/a auxiliar...este ano é para vocês. Não estou a dizer que vão deixar de ter desafios ou o que o vosso trabalho vai ser mais leve. Mas após dois anos de muitos desafios este ano tem que ser um ano no qual devem apostar em reequilibrar as vossas energias, parar por um pouco e investir também em vocês.
Aqui em casa temos tentado instalar no nosso dia-a-dia essa ideia. Seja a tirar uma hora por semana em que alguém vai dar um passeio sozinho e espairecer, seja a incrementar umas escapadelas locais ao fim de semana a passear na praia ou no campo, seja tirar uma hora e ir tomar um duche, besuntarmo-nos de creme e pôr uma máscara, seja ler o tal livro ou jogar o tal jogo, abrir aquela garrafa de vinho e estar lá fora a apanhar sol ou ao anoitecer enroscados no sofá a apreciar o seu sabor, seja qual for a vossa versão de cuidado, por favor usem parte do vosso tempo, este ano, para vocês.
Como cuidadores muitas vezes passamos os nossos dias em rotinas aceleradas, onde os dias parecem passar por nós como se vivêssemos constantemente numa montanha-russa e quando olhamos para trás as imagens veêm-se distorcidas como um conjunto de cores baralhadas. Vejo em mim própria e nós cá em casa, o quão difícil é às vezes obrigarmo-nos a parar e olhar para dentro e assumir conscientemente que se não cuidarmos de nós, ninguém cuidará. Nem nós conseguiremos por muito tempo cuidar de quem precisa de nós. O tempo que retiramos para cuidarmos de nós não é um desperdício nem um capricho, tem que se tornar uma necessidade voluntária antes que o desgaste contínuo do dia-a-dia o torne numa necessidade obrigatória.
Por conseguinte, este ano, dentro das vossas possibilidades, sigam esta ideia. Marquem os exames de rotina que ficaram pendurados por causa "daquilo que nós sabemos" nos anos anteriores, invistam em momentos prazerosos, sejam um pouquinho "egoístas" e se for preciso digam : - Não, a certas coisas que sabem que vos vão tirar tempo para vocês próprios e digam : - Sim, ao usufruto do vosso tempo para vocês mesmos.
Este post hoje é curtinho apenas uma mensagem para o mundo a relembrar que todos vocês são importantes e que a vossa saúde física e mental deve ser uma prioridade, principalmente se forem cuidadores.
Até ao próximo post!
Tempo de elaboração e edição: 2 horas
Copyright © 2021 Sofia7ofícios. Todos os direitos reservados.